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Se a sua empresa está pronta para dar um próximo passo no mercado, você certamente já deve ter pensado em investir em marketing. Com isso, é bem provável que já tenha se questionado sobre a possível contratação de uma agência de publicidade.

Até porque, em muitos casos, faz mais sentido pedir auxílio para uma empresa especializada do que tentar trabalhar um departamento sem a experiência necessária para isso.

Mas com o passar dos anos, muita coisa mudou no mercado publicitário. As agência de publicidade tradicional acabaram perdendo espaço para novos entrantes.

O marketing digital ganhou força e, dessa maneira, posicionou-se quase como obrigatório para o sucesso de uma organização.

Sendo assim, para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio, vamos fazer ponderações sobre as agências publicitárias tradicionais e as de marketing digital.

Assim, você poderá entender de uma vez por todas a quais empresas deve solicitar ajuda para um projeto de expansão de vendas, por exemplo.

Agência de publicidade tradicional

As agências de publicidade tradicionais brasileiras surgiram em uma época em que a tecnologia estava longe do estado atual que conhecemos.

Dessa forma, tudo o que dizia respeito a produção gráfica e comunicação visual, por exemplo, era muito mais inacessível do que é hoje.

Nos dias em que vivemos na atualidade, muito embora nem todos sejam capacitados para esse tipo de trabalho, a grande maioria tem acesso a programas de edição de vídeo e imagem.

Esse tipo de agência mais antiga, portanto, gozava de uma certa exclusividade de recursos que foram posteriormente popularizados até mesmo entre públicos com menos acesso.

Além disso, houve também uma inegável revolução nos métodos utilizados para se fazer campanhas publicitárias.

Os métodos de uma agência de publicidade tradicional

Sem o advento da internet, ou mesmo sem uma internet suficientemente desenvolvida para atividades mais complexas, outras formas de anúncios eram mais utilizadas.

Outdoors, flyers, panfletos, inserções em rádio e, principalmente, em anos mais recentes, campanhas publicitárias televisivas.

Quando a internet passou a contar com um número cada vez maior de usuários, porém, essas empresas viram seu espaço de atuação ameaçado.

Isso porque as maiores parcelas de lucro dessas empresas advinham da quantidade de clientes que eram levados para as redes de rádio e televisão, e, consequentemente, das cotas envolvidas nesse processo.

Por conta dos altos valores envolvidos nessas negociações, atuar na internet com menores margens de lucro não pareceu, para muitos, uma ideia atrativa.

Sendo assim, nem todas as grandes agências optaram por investir imediatamente em equipes de marketing digital.

Muitas aderiram apenas a alguns serviços digitais específicos e mantiveram o foco nas produções televisivas de maior porte.

Uma nova opção: as agências de marketing digital

Com esse espaço dentro do mercado, naturalmente não demorou até que novas alternativas surgissem para quem vislumbrasse o poder da internet.

Dessa maneira, as agências de marketing digital passaram a aparecer como uma opção mais focada e especializada na publicidade online.

Organizações que já haviam nascido dentro de um mundo digital e que, portanto, mostraram-se mais aptas a reagir bem às constantes atualizações do dinâmico mundo da internet.

E justamente essa capacidade de rápida reação e aprendizado é que fez com que profissionais cada vez mais versáteis passassem a integrar equipes de agências de marketing digital.

Afinal, o mundo da internet pode ser implacável com aqueles que tomam rumos equivocados, mas, ao mesmo tempo, também premia grandemente os mais criativos e perspicazes.

Isso faz das agências de marketing digital um ambiente propício para o surgimento de inovações e ideias novas.

Os métodos de uma agência de marketing digital

Partindo de tudo que foi dito anteriormente neste texto, você já deve imaginar que os métodos das agências de marketing digital são diferentes de outras agências.

Pois bem, a grande vantagem disso é que, na internet tudo é mais facilmente monitorado e rastreado.

Dessa forma, é possível saber exatamente em que momento um cliente desistiu de uma compra, e melhorar etapas para evitar novas desistências, ou quantas pessoas efetivamente clicaram em seu anúncio para ver o seu produto.

Isto posto, é válido dizer que há muitas maneiras de se atrair clientes digitalmente para o seu negócio. As mais comuns são:

  • Social Media Marketing: o marketing de redes sociais, aquele que se baseia em produzir conteúdo para criar um relacionamento com clientes e, em momentos específicos, gerar vendas;
  • Social Ads: os anúncios em redes sociais têm como característica a possibilidade de segmentação do público atingido por meio de interesses e páginas acessadas;
  • Links Patrocinados: os links patrocinados nada mais são do que os primeiros resultados de sites de busca como o Google. Basicamente são feitos anúncios por meio da escolha de palavras-chave mais buscadas;
  • SEO: Search Engine Optimization, ou apenas SEO, é uma estratégia de médio a longo prazo que tem como objetivo trazer um maior número de acessos orgânicos a um site, aumentando assim, a possibilidade de conversão de clientes.

Como dito anteriormente, esses são apenas alguns dos principais métodos utilizados por agências de marketing digital.

Evidentemente, porém, que nem todas as empresas optam por todos esses serviços em conjunto. É tudo uma questão de análise da necessidade individual.

Mas afinal, agência de publicidade tradicional ou agência de marketing digital, qual a melhor opção para o seu negócio?

Por mais que, em dado momento, as agências mais tradicionais tenham sentido uma certa ameaça por parte do desenvolvimento da internet, é errado pensar que essas organizações estão obsoletas.

Assim como o crescimento do YouTube não “enterrou” a televisão tradicional, as agências de marketing digital também não tomaram todo o mercado para si.

Para campanhas que visam atingir um público maior e sem uma segmentação muito específica, por exemplo, as inserções televisivas ainda são úteis. Nesse caso vale a pena buscar uma agência especialista nesse ramo.

Mas, por outro lado, se a sua busca é por mensagens mais segmentadas e resultados mais mensuráveis e imediatos, então está na hora de investir na internet.

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