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O mundo vive em constante mudança e a forma pela qual as pessoas passaram a acessar informações mudou completamente. Dessa forma, ganhou importância no mercado a prática do Social Media Marketing.

Se antigamente as informações estavam limitadas a pequenas redes de “boca-a-boca” dos bairros, livros e os veículos tradicionais de comunicação, hoje em dia tudo é mais simples.

Com a internet e os smartphones, a grande maioria das pessoas passou a estar a apenas alguns toques de qualquer informação no planeta.

Obviamente, tamanha mudança afetou diretamente a maneira como marcas se comunicam, abrindo incontáveis possibilidades de ação no mundo digital.

Nesse contexto, o Social Media Marketing se tornou um grande aliado de negócios por todo o mundo.

O que é Social Media Marketing?

De maneira mais direta e objetiva, podemos dizer que o social media marketing se refere a todas as estratégias voltadas às redes sociais — como por exemplo Facebook, Linkedin e Instagram.

Uma explicação mais complexa, porém, exige a conceituação de social media antes de mais nada. De acordo com o dicionário Oxford, mídia (tradução direta de “media”) é “todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens”.

“Social”, por sua vez, vem da palavra sociedade. Assim, considerando os significados das duas palavras, o social media marketing é o uso da sociedade em si como mídia.

Ou seja, utilizar-se da interação online das pessoas para transmitir mensagens e difundir informações.

Essas estratégias, vale ressaltar, podem ser pagas ou orgânicas (sem o envolvimento de impulsionamentos pagos).

Por que o Social Media Marketing é tão importante?

São vários os fatores que fazem do Social Media Marketing importante. Dessa forma, o grau de relevância de cada um deles pode variar a depender do segmento de atuação.

Diminuição dos meios tradicionais de comunicação

Alguns anos atrás, para atingir um número razoável de pessoas não havia outra alternativa: era preciso comprar espaços publicitários nos meios tradicionais de informação (TV, rádio, jornais).

Esse monopólio da comunicação em larga escala acabou tornando a contratação desses veículos extremamente custosa com o passar dos anos e, consequentemente, inacessível para muitos.

Com o Social Media Marketing, por outro lado, passou a ser possível alcançar mais pessoas com menos recursos, diminuindo assim a relação de dependência existente com os meios tradicionais.

O Social Media Marketing permite uma maior mensuração de resultados

Um dos problemas de se veicular um comercial na televisão, por exemplo, é que você nunca saberá ao certo quantas pessoas realmente prestaram atenção e absorveram a mensagem passada pela sua marca.

Na internet, felizmente, isso é diferente. Por conta da existência de ferramentas de acompanhamento, é possível mensurar com mais detalhamento os resultados.

Quantas pessoas interagiram com um post, quantas clicaram no link para o seu site, quantas realmente se tornaram clientes… 

Todas essas informações são extremamente valiosas para não desperdiçar tempo, dinheiro e esforços com as campanhas erradas.

Informações personalizadas a públicos específicos

Nos meios de massa, como qualquer informação atinge uma grande quantidade de pessoas, as mensagens são inevitavelmente mais genéricas.

No marketing das redes sociais, por outro lado, as informações mais personalizadas objetivando públicos mais específicos são uma realidade.

Isso permite uma maior identificação das pessoas com as mensagens da sua marca.

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