Índice da Página
Os memes da internet são extremamente populares, principalmente entre os usuários mais jovens. Por conta disso, muitas marcas tentam aproveitar esse fenômeno para as suas estratégias de marketing digital.
No entanto, apenas usar memes sem um objetivo concreto e sem um planejamento mais profundo pode acabar sendo muito negativo em alguns casos.
Pensando nessa possibilidade, preparamos este texto para te ajudar a entender, pelo menos de forma superficial, como usar os memes a seu favor.
Sendo assim, leia com atenção antes de sair compartilhando qualquer piada que estiver em ascensão na internet.
O que são os memes da internet?
Antes de mais nada é importante esclarecer essa questão. Há muitas formas de definir o que são memes e elas podem variar razoavelmente.
Entretanto, de maneira geral podemos dizer que os memes são uma espécie de “piadas internas” da internet.
Elas precisam, necessariamente, ser muito compartilhadas nas redes sociais. Em outras palavras, precisam viralizar.
Essas piadas podem ocorrer por meio de fotos, vídeos ou mesmo apenas pela reprodução de textos específicos.
Quais as dificuldades de marcas usarem os memes da internet
Imagine a seguinte situação: você se encontra em uma festa e está numa animada conversa com seus amigos.
Na sua roda de bate papo todos se conhecem há muito tempo e têm o costume de frequentar o local da festa.
De repente, um completo estranho entra na sua roda e começa a tentar imitar o jeito que você e seus amigos falam e fazer as mesmas piadas e brincadeiras que vocês fazem uns com os outros.
Isso certamente pareceria esquisito para todos. E é exatamente assim que os usuários mais antigos da internet se sentem quando uma marca de histórico mais formal passa a publicar memes nas redes.
E isso muitas vezes pode fazer com que a própria postura da marca em si se torne um meme. Por isso, é importante tomar cuidados na hora de adotar essa abordagem mais bem humorada.
Dicas para uma abordagem mais bem humorada nas redes
A primeira dica para uma abordagem mais bem humorada nas redes é observar a postura da sua marca até aqui.
Caso ela seja muito formal, tente fazer uma transição mais lenta. Comece com algumas interações mais informais e vá gradativamente aumentando suas ações mais espirituosas.
Outro ponto importante é saber qual meme você usará. Entenda bem o contexto para não parecer que o seu envolvimento com a brincadeira é puramente artificial e marqueteiro.
Por fim, a última dica é analisar bem o seu público e buscar entender que tipo de meme ele costuma compartilhar. Isso é essencial para criar uma relação saudável com as pessoas que acessam os perfis da sua marca.
É muita coisa para se preocupar, não é mesmo? Mas fique tranquilo!
A WSI Innova pode te ajudar a descomplicar a internet. Somos uma agência de marketing digital especialista em marketing de conteúdo. Entre em contato conosco e saiba mais!