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Quando falamos sobre Marketing Digital um dos principais objetivos de uma estratégia pode ser a geração de leads.

Os leads são clientes em potencial do seu negócio que se mostraram interessados pelos serviços ou produtos que sua empresa oferece.

Gerar leads é adquirir informações sobre esses potenciais clientes.

Principalmente se essas informações aproximarem ainda mais esse usuário da sua empresa e da perspectiva de se tornar um cliente real.

Sempre que uma pessoa preencher um formulário para baixar um conteúdo gratuito, por exemplo, ele se tornará um lead.

Isso porque ele está te fornecendo suas informações e dados, como e-mail, e automaticamente estará incluído no banco de dados da sua empresa.

Mas quais as melhores estratégias de Marketing Digital para geração de leads?

Isso vai depender de diversos fatores.

Dentre eles estão o orçamento disponível para as ações, o segmento da sua empresa e em quanto tempo se busca resultados.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma das estratégias de Marketing Digital para geração de leads que mais cresceu nos últimos anos.

Ele se baseia muito na criação de conteúdo de qualidade e que gere autoridade.

O objetivo é atrair potenciais clientes que buscam pela solução de um problema (e a encontram no seu negócio!).

Para que sua estratégia de Inbound Marketing tenha sucesso é necessário conhecer a fundo o público que se pretende atingir e em quais etapas do funil de vendas esse público pode estar.

Muitas são as estratégias de Marketing Digital para geração de leads que podem ser aplicadas dentro do Inbound Marketing, dentre elas:

Landing Pages

A landing page é tanto uma estratégia de Marketing Digital para geração de leads, como também um canal para abrigar outras estratégias.

Isso quer dizer que a landing page por si só já é uma estratégia, já que é uma página totalmente otimizada para conversão.

Porém, dentro dela outras estratégias podem ser aplicadas.

Por exemplo utilizar uma landing page para download de um e-book ou planilha.

Esses materiais podem ser inseridos em outros locais, como no blog ou na página de contato da empresa.

Porém, na landing page as chances de conversão são maiores.

E-books

São uma das maneiras mais tradicionais de atração de leads com bons resultados.

Através dele sua empresa oferece conteúdo de qualidade e profundidade ao usuário, sobre um assunto em que ela é especialista.

Um e-book pode ser criado a partir da compilação de conteúdos que já foram publicados no blog da empresa, por exemplo.

O material é entregue ao usuário mediante o preenchimento de um formulário.

E é através desse formulário que as informações de contato chegam até sua empresa.

Planilhas

Oferecer ao usuário qualquer tipo de material que facilite seu trabalho ou seu dia-a-dia também é uma das estratégias para geração de leads mais eficientes.

As planilhas são um bom exemplo.

Podem ser de controle financeiro, organização pessoal ou até mais específica para o ramo em que sua empresa atua.

Além delas, também podem ser criados templates, modelos de apresentação em power point, dentre outros.

O esquema segue o mesmo do e-book.

Você oferece o material em troca dos dados de contato do usuário, que pode ser um lead.

Infográficos e estudos

Entregar material informativo e de qualidade tornando-se assim uma fonte confiável para determinado assunto também atrai leads.

Com a facilidade da internet é bem simples realizar uma pesquisa para coletar determinados dados e oferecê-los aos usuários interessados no assunto.

Esse material pode ser entregue na forma de textos enviados por e-mail ou em materiais mais ricos, como os infográficos, que misturam imagem e texto.

Assim como o e-book e os textos de blog, os dados dessas pesquisas ajudam suaa empresa a ganhar autoridade no assunto tratado.

Cursos online e webinars

Mostrar ao público que você entende tanto de um assunto que está apto a ministrar cursos ou webinars sobre aquilo leva confiança ao usuário, que pode se converter em um lead com mais facilidade.

Os cursos podem ser uma série de conteúdos no formato de vídeo, por exemplo, enviados semanalmente àqueles que se cadastrarem no seu site ou landing page.

Já o webinar requer maior planejamento, pois normalmente acontece ao vivo.

Isso demanda maior senso de responsabilidade de que alguém, de fato, estará online e disponível no horário acertado.

Eventos

Apesar de estarmos falando de estratégias de Marketing Digital para geração de leads, organizar eventos presenciais como cursos e palestras também pode ajudar a capturar leads.

No momento em que se exige uma inscrição prévia através de um formulário online, por exemplo, o usuário interessado te dá acesso aos seus dados de contato.

Isso pode servir posteriormente para a alimentação e acompanhamento do lead através de newsletters ou envio de outros conteúdos sobre o curso ou palestra.

Call to Action

O Call to Action, ou CTA, é aquela chamada tentadora que cria no usuário o senso de urgência e faz com que ele tome uma decisão rápida sobre a ação que você está sugerindo.

Frases como “somente para os 100 primeiros cadastrados” ou “promoção válida somente até sexta-feira” podem dar esse tom ao CTA.

Assim como a lading page, o call to action é usado sempre em conjunto com outras estratégias de Marketing Digital.

Está oferecendo o download de um e-book e uma landing page? Insira um call to action!

Outbound Marketing

O Outbound Marketing funciona no caminho reverso.

Sua empresa trabalha ativamente e é ela quem chega até o potencial cliente e não ao contrário.

No outbound há o risco de a pessoa não ser exatamente um lead qualificado.

Isso porque ela não demonstrou interesse ativo pelos seus serviços ou produtos.

Uma das estratégias de Marketing Digital para geração de leads que se encaixam no Outbound Marketing é a mídia paga.

Basicamente você estará pagando para que sua empresa apareça em espaços publicitários em sites, blogs ou canais do YouTube que possuam um público parecido com o do seu negócio.

Neste caso, você se mantém nas buscas enquanto estiver pagando por aquele espaço. A partir do momento em que o pagamento é cortado, sua empresa deixa de aparecer.

Com o Inbound isso não acontece.

Os conteúdos são otimizados não só para conversão, mas também para os mecanismos de busca através do SEO.

Existem também ferramentas capazes de captar os leads em determinados bancos de dados de forma automatizada.

Essas ferramentas captam o e-mail daquele usuário e, a partir daí, ele receberá conteúdos personalizados sobre sua empresa.

É possível mesclar as estratégias de Marketing Digital para geração de leads do Inbound e do Outbound.

Dessa forma, o objetivo é aumentar ainda mais sua geração de leads.

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