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Conseguir um bom engajamento no Instagram é um objetivo que certamente move diversas pessoas e marcas ao redor do mundo.

Com o passar do tempo e um certo amadurecimento da análise de redes sociais, os números de curtidas e seguidores deixaram de ser os mais importantes e perderam espaço para o engajamento.

Nos dias de hoje, ter um público engajado é o maior indicador de sucesso que uma conta no Instagram pode ter.

Entretanto, conseguir esse tão almejado envolvimento não é tão simples quanto pode parecer.

Assim, se o seu sonho é ter seguidores mais participativos, confira abaixo os segredos do engajamento no Instagram e saiba como melhorar essa importante métrica nos seus perfis.

O que pode ser considerado como engajamento no Instagram?

Todo tipo de interação na rede já pode ser considerada como engajamento. No entanto, algumas interações demandam mais esforço das pessoas e, portanto, são mais valorizadas.

Um exemplo disso são os comentários e as curtidas. Curtir um post não deixa de ser uma interação, mas é uma interação simples, que não exige muito dos seus seguidores.

Por outro lado, um comentário ou o salvamento da publicação, por exemplo, exigem mais tempo e etapas para serem feitos.

Isso significa que, quando as pessoas comentam na sua publicação, ou salvam ela, é porque o conteúdo realmente chamou atenção de alguma forma.

É exatamente por conta disso que um bom nível de engajamento é muito valorizado. Porque os conteúdos que engajam são aqueles, geralmente, mais “poderosos”.

Quais os maiores segredos do engajamento no Instagram?

Como já afirmamos em outros posts desse blog, quando se trata de redes sociais, a constância é um dos fatores mais importantes.

Se você busca engajamento, é preciso então estar constantemente incentivando o seu público a interagir com você.

E há muitas formas diferentes de se fazer isso dentro de um aplicativo com tantas opções como é o caso do Instagram.

Nos stories, por exemplo, as enquetes, caixas de perguntas e quizzes são ótimas alternativas de fazer seus seguidores interagirem com você.

Nos posts de feed, fazer perguntas nas legendas podem ser também boas opções para incentivar interações.

Esses esforços, entretanto, não darão resultados do dia para a noite. Devem ser feitos diariamente durante médios e longos períodos de tempo.

O checklist do engajamento

Para aumentar o seu engajamento, é preciso prestar atenção nos detalhes. E para te ajudar com isso, fizemos um checklist prático para incentivar a participação do seu público:

  • Faça stories todos os dias: é importante fazer stories todos os dias, sempre utilizando as ferramentas de interação do Instagram. Mas, cuidado! Stories em excesso podem ser irritantes para usuários, então encontre um equilíbrio;
  • Capriche nas legendas: a imagem é sim o aspecto mais importante de um post. Mas uma boa legenda também faz toda a diferença. Use esse espaço para perguntar opiniões dos seus seguidores e incentivar comentários e compartilhamentos;
  • Organize seus destaques: organizar os destaques no seu perfil ajuda os seus seguidores a encontrarem seus conteúdos de maneira mais prática. Isso pode facilitar, por exemplo, o compartilhamento com amigos;
  • Converse com seus seguidores: sempre que possível, seja o rosto da sua marca! Pessoas, de maneira geral, sentem-se mais à vontade para conversar com outras pessoas. Então dar as caras e conversar diretamente com seu público pode ser um grande diferencial.

Agora, com todas essas dicas, é só botar a mão na massa e sair em busca de todo esse potencial engajamento das suas páginas!

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