+55 19 4042-0122
Escolha uma Página

Ganhar curtidas no Facebook é uma importante métrica de marketing nas redes há um bom tempo.

Mas, ao contrário de antigamente, conseguir esses likes parece uma tarefa cada vez mais árdua para qualquer página interessada em produzir conteúdo.

Portanto, se você chegou num ponto em que não sabe mais o que fazer para aumentar o engajamento dos seus seguidores, este texto pode te ajudar.

Mais abaixo vamos explicar o porquê é mais difícil ter seus posts curtidos na rede e como fazer um uso mais estratégico do Facebook. Confira!

Porque ganhar curtidas no Facebook está mais difícil

Dificilmente paramos para refletir sobre isso. Mas as redes sociais, de certa forma, podem ter sua vida útil analisada quase que como a vida humana.

Assim como qualquer pessoa, as redes sociais nascem, se desenvolvem e (muito provavelmente) um dia deixam de existir.

Na fase mais jovem, as redes que se popularizam tendem a surgir com algum tipo de novidade que chame a atenção dos usuários.

O Tik Tok é um exemplo disso. A plataforma conseguiu criar uma comunidade com hábitos bem específicos por meio de, dentre outras vantagens, um algoritmo com o potencial de espalhar facilmente suas publicações.

Nessa fase, como a intenção é apenas se consolidar para bater de frente com outras redes maiores no futuro, os usuários geralmente recebem muitas vantagens para se manterem ativos.

Após esse período, porém, é comum que seja estabelecida uma forma de monetização da rede.

E dependendo do modelo adotado, alguns benefícios antes oferecidos podem ser ceifados. Principalmente quando os usuários já se fidelizaram.

O Facebook optou por buscar o lucro a partir dos anúncios feitos por grandes empresas em suas plataformas.

Sendo assim, os algoritmos foram alterados para priorizar os conteúdos impulsionados, limitando o alcance das publicações orgânicas para forçar os usuários a investirem dinheiro para chegar em mais pessoas e gerar mais curtidas.

Existem formas de se “driblar” esse problema?

Se você está se fazendo essa pergunta, você está no caminho certo. E a resposta felizmente é: sim, existem formas de passar por esse problema.

Evidentemente, entretanto, exige bastante trabalho e paciência. Atualmente, a chave para usar o Facebook está nos grupos.

Você inclusive já deve ter visto em algum momento uma propaganda do próprio Facebook incentivando o uso dos grupos. Isso porque é uma tendência da rede.

As pessoas cada vez mais se fecham em suas bolhas de interesse para ter acesso mais facilmente a um conteúdo que lhes satisfaça.

Dessa forma, um movimento que começou a acontecer com frequência foi a criação de grupos por parte de grandes páginas. Assim elas passaram a superar o problema de distribuição do algoritmo mesmo sem investir.

E embora nutrir e administrar grupos seja uma tarefa trabalhosa, acaba por valer a pena pelo alto potencial de criar uma comunidade engajada.

Sendo assim, caso você tenha interesse em criar um grupo para a sua marca e implementar outras estratégias de marketing digital, mas não tem tempo suficiente para isso, entre em contato conosco!

A WSI Innova é uma agência 100% digital que pode te ajudar com qualquer demanda que envolva a sua marca na internet.