+55 19 4042-0122
Escolha uma Página

Trabalhar com criatividade não é nada simples. Mas, independentemente de precisar ser criativo diariamente ou não, você provavelmente já ouviu falar do famoso bloqueio criativo.

E superar esse bloqueio é, normalmente, um dos grandes desafios para incontáveis profissionais de diversas áreas.

Dentro do marketing, no entanto, o tal bloqueio criativo costuma ser mais presente do que em outras profissões.

Isso ocorre porque é comum as campanhas publicitárias e de comunicação precisarem ser “fora da caixa” para chamar a atenção de clientes e possíveis consumidores de maneira geral.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas especiais para você sair do seu bloqueio criativo e produzir como nunca. Confira!

Afinal, o que é um bloqueio criativo?

Se você nunca ouviu falar no assunto, ou até se já ouviu falar mas não sabe exatamente do que se trata, aqui vai uma simples explicação.

O bloqueio criativo pode ser descrito como a total falta de criatividade, de maneira recorrente, para a execução de algum tipo de projeto.

É aquilo que acontece quando suas ideias parecem ter esgotado e sua mente aparenta estar “travada” nos mesmos clichês de sempre. Basicamente um beco sem saída.

A notícia boa, porém, é que com as dicas a seguir é possível que você supere o seu bloqueio com atitudes simples.

1- Peça ajuda de outras pessoas: faça um brainstorming

O brainstorming é talvez o método criativo mais conhecido que existe. E não é por acaso, ele é muito eficaz.

Portanto, quando o bloqueio criativo apertar, não hesite em pedir ajuda a amigos, colegas de trabalho ou até mesmo a sua família.

Tente discutir as suas necessidades com pessoas diferentes e reúna o máximo de ideias que conseguir. Nem sempre você usará uma dessas ideias, mas elas podem te dar insights valiosos para sair do seu bloqueio…

2- Se o bloqueio criativo apertar, deixe o trabalho de lado por um instante

Às vezes estamos tão dedicados a um projeto que acabamos exaurindo nossas capacidades mentais por conta de tanto trabalho.

Por isso, uma boa medida em alguns momentos é um breve relaxamento. Respire fundo, pare o que estiver fazendo e dê um descanso para a sua cabeça.

E nessas horas é tudo válido: tomar uma ducha, beber um copo d’água, praticar algum esporte, fazer um lanche… escolha uma atividade para se distrair e depois volte com tudo!

3-  Tente exercitar outras áreas da criatividade

Criatividade, no final das contas, não deixa de ser um processo. E assim como muitos processos, é algo extremamente treinável.

Sendo assim, busque sempre exercitar sua criatividade de maneiras diferentes ao longo do tempo. Se o seu bloqueio criativo te atrapalha em uma área, exercite outra. 

Há muitos caminhos para dar vazão à criatividade: compor melodias em um instrumento musical, escrever textos ou poemas, buscar novas soluções para fases difíceis de jogos eletrônicos, fazer um tipo de desenho que você nunca fez, etc.

Na WSI Innova nós lutamos contra os bloqueios criativos para nunca deixar o seu negócio na mão!

A WSI Innova é uma agência de marketing digital que garante ao seu negócio uma equipe criativa sempre a postos para te entregar as melhores ideias possíveis.

E ainda que seja praticamente impossível não sofrer de vez em quando com os bloqueios criativos, nós estamos preparados para lidar com eles.

Entre em contato conosco agora mesmo e tenha acesso a toda a criatividade que o mercado do marketing digital pode te oferecer!