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Muitas vezes as duas coisas são erroneamente confundidas e é importante diferenciá-las..

Inbound Marketing não é só Automação de Marketing e nem Automação é Inbound!

Mas como cada um funciona?

Esse texto é para ajudar você a entender melhor essa confusão.

O Inbound Marketing é uma metodologia para atrair potenciais clientes para a sua empresa através dos canais digitais onde ela atua e convertê-los em leads através do se site.

Eles são acompanhados e nutridos com informação até estarem no momento certo de uma abordagem comercial.

É aí que o time de vendas entra em contato para fechar negócio.

É apoiado em uma forte estratégia de conteúdo principalmente nas frente de Blog, Mídias Sociais, além de campanhas de anúncios online para captação de leads.

Também se apoia nos chamados materiais ricos, como ebooks, infográficos, whitepapers, vídeos ou outros.

O Inbound Marketing utiliza fortemente o conceito de funil de vendas.

Ou seja, o objetivo é fazer que o lead passe de interessado a comprador, acompanhando-o por toda a sua jornada de compra.

No Inbound Marketing, há a necessidade de uma sinergia quase perfeita entre time de marketing e de vendas.

O objetivo, afinal, é comercial.

A sintonia entre captação, nutrição e abordagem do lead tem de funcionar 100% para garantir o sucesso da estratégia.

Já a Automação de Marketing trata-se de uma estratégia que ajuda a empresa a executar as tarefas de marketing mais eficientemente.

Como o próprio nome diz, é feito de forma automatizada.

Baseia-se basicamente em fluxos de emails e tarefas automáticas, integradas a uma ferramenta de CRM (veja sobre ferramentas de Inbound mais abaixo).

No caso da Automação de Marketing, a intenção é que o time de marketing seja um suporte para vendas.

Ou seja, auxilie na geração e qualificação de leads abastecendo a equipe comercial.

Nesse cenário, uma integração marketing/vendas é importante, mas não crucial para o bom andamento da estratégia.

Resumindo: o Inbound é uma estratégia mais complexa e ampla, de mais longa implementação e com resultados a longo prazo.

A Automação de Marketing é mais prática, eficiente, de mais rápida implantação e com resultados a médio prazo.

Como a Automação de Marketing funciona?

Assim como o Inbound Marketing, a Automação de Marketing economiza tempo para as ações de Digital.

Também oferece melhor controle no fluxo de informação e comunicação, assim como maior eficiência nas ações.

A Automação de Marketing pode ser usada para empresas de qualquer segmento.

Mas tem as sua particularidades e vantagens na utilização dentro do Marketing Digital:

  • Para Empresas B2B: Nutrição de leads, Lead Scoring, Jornada do Lead e controle do ciclo de compras (integrado a um CRM bem abastecido).
  • Para empresas B2C: Cross-sell, Upsell, relacionamento e fidelização de clientes.

No geral, todas as empresas que utilizam uma estratégia de Automação de Marketing bem estruturada, seguindo todas as boas práticas e apoiadas por uma equipe dedicada (interna ou externa, no caso de uma agência), apresentam mais e melhores resultados com uma mensuração clara do seu investimento em Digital.

Isso possibilita uma análise mais profunda do ROI do investimento.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o Inbound Marketing, confira esse post que fizemos para a Faculdade Paulista de Comunicação.

Curioso sobre as principais ferramentas de Inbound Marketing disponíveis no mercado, lhe convido a ler o nosso post 5 ferramentas para a sua estratégia de Inbound Marketing.