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A análise de resultados de uma estratégia de Marketing Digital é imprescindível para saber se ela está ou não funcionando.
O primeiro passo para essa análise deve ser dado ainda durante a fase de planejamento, com a definição dos objetivos.
É importante saber onde se quer chegar para conseguir traçar um bom plano de marketing e, consequentemente, conseguir mensurar e gerar resultados.
Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer o planejamento de Marketing Digital para sua empresa, confira nosso texto sobre o assunto.
Ainda durante a fase de planejamento é importante que um profissional seja designado como responsável pela tarefa de coletar e registrar os resultados.
Na hora de analisar os resultados, ele deverá estar 100% a par de todas as métricas e, inclusive, apto a auxiliar na análise, já que está mais familiarizado com aqueles números.
Definidos os objetivos, partimos para a definição dos KPIs e métricas.
Diferença entre métrica e KPI
Nesse ponto é importante termos consciência da diferença entre métrica e KPI.
Os Keys Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance são os parâmetros que serão analisados para analisar os resultados da estratégia de Marketing Digital.
Já as métricas são, de fato, os números relacionados a esses indicadores.
Em ambos os casos as análises estão diretamente ligadas ao objetivo da sua estratégia de Marketing Digital.
Por exemplo: se o seu objetivo é a geração de leads, a taxa de conversão de leads é um KPI importante para sua análise.
É importante definir bem as métricas e os KPIs e trabalhar com um número reduzido.
Para escolher quais analisar, é necessário pensar somente naquelas que são essenciais e podem trazer resultado para sua estratégia.
Mantendo o exemplo anterior, não adianta analisar número de seguidores e comentários em redes sociais para procurar resultados em uma estratégia de geração de leads.
Além disso, números isolados podem prejudicar a análise. Por isso, o ideal é utilizar uma amostragem de, em média, três meses.
Dessa forma é possível comparar os resultados atuais com os anteriores e verificar o progresso (ou não) dessas métricas.
ROI ou Retorno do Investimento
Independente de qual sua estratégia de Marketing Digital, a análise do ROI é essencial.
ROI é uma sigla para o termo em inglês Return On Investment, ou retorno do investimento.
É através do ROI que avaliamos de o investimento feito valeu a pena. Em outras palavras, analisados quando a empresa lucrou a partir de um determinado investimento.
O cálculo do ROI é feito através da seguinte equação:
ROI = (receita – custo/ custo) x 100
O cálculo pode ser usado individualmente em cada uma das ações ou na estratégia como um todo.
WSI Innova – Agência de Marketing Digital em Campinas
Sendo a análise de resultados tão importante para a estratégia de Marketing Digital de uma empresa, é imprescindível que ela seja feita por profissionais qualificados.
A WSI Innova é uma agência de Marketing Digital localizada em Vinhedo, região metropolitana de Campinas.
Além do desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital para os mais diversos objetivos, também possuímos uma equipe preparada para analisar com atenção cada métrica da sua estratégia.
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