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No mundo contemporâneo, muitas coisas sofreram enormes transformações a partir do maior desenvolvimento da tecnologia. Dentre elas, certamente o atendimento ao cliente destaca-se.
A forma pela qual marcas se comunicam com os seus clientes mudou drasticamente e aqueles que ainda não perceberam isso estão ficando para trás.
Então se a sua empresa precisa de ajuda com o atendimento ao cliente, esse post é perfeito para você.
Abaixo, falaremos com profundidade sobre a importância de um bom atendimento ao cliente digital. Confira!
A importância do relacionamento
Existe uma máxima extremamente verdadeira no mundo do marketing que diz que só existe uma coisa mais custosa do que conquistar novos clientes: reconquistar os antigos.
E quando falamos sobre custo, nos referimos a custos financeiros e também de tempo e trabalho.
Sendo assim, perder clientes é um grande golpe para qualquer empresa. Justamente por isso, manter aqueles que são fiéis é muito importante.
Além disso, consumidores felizes geram uma série de comentários positivos, nas redes ou em conversas presenciais, o que contribui para a construção de uma boa reputação.
Da mesma forma que, por outro lado, consumidores insatisfeitos geram péssimas recomendações. Prova disso é que você provavelmente conta nos dedos de uma mão a quantidade de conhecidos que elogiaram operadoras de telefone.
Dessa maneira, cuidar dos relacionamentos da sua marca é o ponto central para garantir o sucesso de uma organização. Esses cuidados, consequentemente, passam muito pelo atendimento ao cliente.
O que mudou no atendimento ao cliente com as inovações tecnológicas?
Um grande erro de muitos que trabalham com atendimento ao cliente é acreditar que as únicas coisas que mudaram com os avanços tecnológicos do mundo foram os meios pelos quais a comunicação acontece.
Essa premissa errada é perigosa porque faz com que marcas se comuniquem com clientes da mesma maneira em diferentes canais.
No entanto, canais diferentes geram diferentes expectativas do público. E um trabalho equivocado pode causar grandes desapontamentos e desilusões.
O imediatismo digital
Ferramentas como os chats de redes sociais ou aplicativos de troca de mensagens, como por exemplo o WhatsApp ou o Telegram, estão disponíveis 24 horas por dia para os clientes e são conhecidas pela rapidez da troca de mensagens.
Todos esses fatores geram um senso de imediatismo nos consumidores, que passam a demandar respostas cada vez mais rápidas quando usam essas ferramentas.
Ou seja, diferentemente das dificuldades do atendimento por telefone, o consumidor espera encontrar na internet rapidez e facilidade – qualidades inerentes às inovações tecnológicas.
Com isso, qualquer experiência que não seja rápida e simples tem grandes chances de ser frustrante.
A personalização na internet
Outro ponto do atendimento online é a importância que a personalização do atendimento ganhou com a digitalização da comunicação.
Ao longo dos anos, as pessoas se acostumaram aos atendimentos telefônicos. Muito embora as longas esperas e o trato com vozes gravadas gere experiências negativas.
Na internet, entretanto, isso deixou de ser considerado razoavelmente normal e passou a ser praticamente inaceitável.
Os clientes esperam ser atendidos por pessoas e ter suas questões resolvidas de maneira personalizada.
Por conta disso, empresas que adotam posturas mais descontraídas nas redes sociais costumam ter uma boa aceitação do público, como é o caso da Netflix.
O atendimento ao cliente digital por meio da inteligência artificial
Mas, ao final das contas, se as pessoas clamam por um atendimento cada vez mais personalizado, é possível realizar um bom atendimento por meio da inteligência artificial?
A resposta é sim, mas é importante ressaltar: tome muitos cuidados ao buscar esse tipo de solução.
Isso acontece porque, para funcionar, a inteligência artificial deve estar muito bem programada para resolver grande parte dos problemas de maneira objetiva.
Para tanto, uma tecnologia muito bem desenvolvida é necessária, além de um profundo conhecimento dos públicos que possivelmente utilizarão a tecnologia e as possíveis dúvidas das pessoas.
Caso contrário, um mau funcionamento do atendimento robótico pode acabar revoltando clientes, ou até pior: virar piada na internet.
Esse foi o caso do que aconteceu recentemente com o atendimento automático de um grande site de viagens no Twitter.
Na tentativa de criar um atendimento personalizado por meio da inteligência artificial, a marca sofreu com brincadeiras dos usuários.
O que fazer para ter um bom atendimento online ao cliente?
É preciso conhecer muito bem as redes antes de atuar nelas e deve-se tomar muito cuidado com estratégias de inteligência artificial, principalmente se elas não se resumirem ao chat privado.
Considerando tudo isso, confira essas dicas de como melhorar o seu atendimento online ao cliente:
- Conheça bem o seu público e mapeie as dúvidas mais frequentes e as respostas adequadas para essas questões;
- Responda os seus contatos o mais rápido possível e com máxima atenção e disponibilidade;
- Só opte por soluções de inteligência artificial caso tenha condições de fazer uma programação minuciosa e com o mínimo de falhas;
- Organize turnos diários para checar a sua caixa de mensagens e registre os progressos que tem feito com cada cliente.
No final das contas, o atendimento ao cliente é e, muito provavelmente continuará sendo, um aspecto muito importante de um planejamento de marketing.
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