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O planejamento em Marketing Digital é o primeiro passo para quem busca adotar qualquer tipo de estratégia em Marketing Digital para uma empresa.
Isso porque o planejamento em Marketing Digital é um documento que detalha todos os pontos da estratégia.
O planejamento auxilia não só no momento em que, de fato, as ações serão realizadas.
Ele é importante também na análise de resultados posteriormente.
O planejamento em Marketing Digital dá origem ao plano de Marketing Digital.
Esse documento deve ser compartilhado com todos os profissionais envolvidos no processo.
Dessa maneira todos estarão cientes não só das estratégias e objetivos, mas também da empresa como um todo.
O planejamento em Marketing Digital é uma ferramenta importante para documentar todas as ações de marketing que sua empresa já colocou em prática e seus devidos resultados.
É assim que, no futuro, será possível identificar com mais facilidade o que funciona ou não para o seu segmento e planejar melhor as estratégias.
Outro ponto importante de realizar o planejamento em Marketing Digital é poder traçar um caminho (ou vários!) para o objetivo que se pretende alcançar.
Agora que você já sabe a importância de um planejamento em Marketing Digital, que tal conhecer o passo-a-passo de um bom plano de marketing?
Defina o responsável
Para um bom planejamento em Marketing Digital, é essencial que ele seja feito por um profissional qualificado.
Você pode selecionar alguém de dentro da própria empresa ou contratar uma agência de Marketing Digital.
Leia nosso post sobre internalizar o serviço ou contratar uma agência se ainda tem dúvidas sobre o que é melhor para sua empresa.
O profissional escolhido será o responsável por definir o objetivo da estratégia, a persona, analisar a concorrência e as ações que a empresa já realiza, o orçamento e os canais de distribuição a serem explorados.
Todos esses pontos devem ser detalhados no planejamento em Marketing Digital.
Essa também será a pessoa responsável por analisar o plano, quando pronto, fazer as mudanças necessárias no decorrer do processo e apontar os caminhos corretos para o restante da equipe.
Entenda o seu negócio
Partindo para a prática, realizar um estudo profundo sobre sua empresa e o cenário econômico do setor onde ela está inserida é importante para o planejamento em Marketing Digital.
Isso pode ser feito através de pesquisa com os clientes, fornecedores e colaboradores – o público mais próximo à sua empresa.
Também é importante estar atento às notícias sobre o mercado em geral e específico do nicho do seu negócio, bem como feiras e eventos do segmento.
Se a empresa já apostou em Marketing Digital anteriormente, analisar as estratégias e ações já colocadas em prática também é importante para o planejamento em Marketing Digital.
Defina e conheça sua persona
A persona é um personagem semifictício com nome, idade, vida pessoal e profissional.
Esses dados irão ajudar a direcionar e segmentar melhor suas campanhas e ações.
Isso porque esse único perfil representa todo o seu público. (ou uma parte significativa dele, já que a mesma estratégia pode ter mais de uma persona).
A persona precisa ser bem desenvolvida.
Ela também precisa ser compartilhada com todo o time de profissionais que atuarão na estratégia.
Assim, todos estarão cientes de cada detalhe.
Definindo a persona é possível se antecipar em sua jornada de compra.
Dessa forma, pode-se aplicar mais certeiramente cada estratégia em sua respectiva etapa.
Detalhe suas estratégias
Etapa importante do planejamento em Marketing Digital, o planejamento estratégico basicamente detalha quais ações serão realizadas na prática.
Alguns exemplos são campanhas no Google Adwords, conteúdo para blog voltado para otimização em mecanismos de busca (SEO), ações com influenciadores digitais, vídeos para o Youtube, etc.
Nessa etapa do planejamento em Marketing Digital é importante, também, detalhar quais canais serão utilizados e qual o orçamento disponível para cada uma das ações.
Definição de KPIs
KPI é uma sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que em português significa Indicadores-chave de Performance.
Eles são definidos antes das estratégias serem colocadas em prática e são as principais métricas a serem analisadas naquela estratégia.
São os KPIs que ajudam a entender se aquela estratégia deu certo ou não.
Alguns exemplos de KPIs são o número de leads gerados, tráfego, taxa de conversão e receita total.
É importante que os KPIs sejam definidos ainda na etapa de planejamento em Marketing Digital.
Atualização do planejamento em Marketing Digital
É importante que o plano de marketing seja sempre revisado e atualizado.
Assim, é possível analisar quais estratégias performaram melhor e substituir aquelas que não foram tão bem.
Essa atualização tem como base os resultados esperados e os que, de fato, foram atingidos.