Índice da Página
Na hora de investir em Marketing Digital para sua empresa, surgem várias dúvidas, dentre elas, o dilema: agência full service ou agência digital em Campinas?
O quanto investir, quais serviços contratar, qual agência escolher…
Este post do nosso blog tem o objetivo de ajudar nesta decisão, colocando à sua disposição alguns prós e contras de contratar uma agência full service ou agência digital em Campinas e Região, onde estamos localizados.
O primeiro passo é planejar.
Quando falamos de Marketing Digital em Campinas, você tem dois caminhos a seguir.
Fazer por conta própria ou contratar uma agência de credibilidade para garantir que os resultados traçados sejam alcançados e que vai ajudar no seu planejamento de marketing.
E, neste caso, você pode optar por uma agência digital em Campinas ou uma agência full service.
Ambas escolhas podem trazer o resultado que você busca para a sua empresa, mas cada uma tem a sua particularidade na atuação.
Dependendo do foco principal, é sempre bom contar com uma agência especialista no serviço que você procura.
Isso, inclusive, acontece com agências de Marketing Digital.
Algumas tem um foco maior em Mídias Sociais, outras em SEO, outras em Links Patrocinados (Google Adwords) ou ainda Inbound (ou Automação de Marketing).
Porém, todas são 100% focadas em Digital.
No entanto, talvez você esteja buscando uma agência um pouco mais generalista.
Ela não é necessariamente especialista em Marketing Digital, mas presta esse serviço.
O que é na maioria das vezes o caso das chamadas agência full service.
Muitas são agências que tem uma atuação mais voltada para o offline (campanhas de outdoor, rádio, TV, mídia impressa em geral e outras abordagens mais tradicionais).
Porém, tiveram que se adaptar a um mundo cada vez mais online e passaram a oferecer esse serviços para os seus clientes.
Para ajudar na sua tomada de decisão ao contratar uma agência de marketing em Campinas, seja ela digital ou full service, separamos uma lista de prós e contras de cada uma.
Por que contratar uma agência digital em Campinas?
- É totalmente especializada no segmento online;
- Tem mais expertise e conhecimento sobre todo a gama de serviços digitais que podem ser oferecidos, dependendo do objetivo de cada cliente;
- São especialistas em criação de estratégias online, contemplando a jornada do consumidor que cada vez mais faz suas buscas no digital;
- Ela sai do lugar-comum do marketing digital. Muitas agências mais tradicionais superficializam a atuação no Marketing Digital, focando só em redes sociais, por exemplo, sem pensar numa estratégia mais ampla.
- A agência especializada em digital tem real noção do impacto que outros trabalhos como SEO, Inbound e Automação de Marketing podem ter na macro-estratégia do cliente;
- Uma agência de Marketing Digital, na maioria das vezes, já possui casos de sucesso com estratégias 100% online, diferente de agências tradicionais que tem clientes e muita experiência no offline, enquanto no online são mais inexperientes;
- Quando a agência é totalmente focada no online, ela vive o digital. Está por dentro de todas as novidades e tendências que podem ajudar no seu objetivo.
Por que NÃO contratar uma agência digital em Campinas?
- Agências de Marketing Digital também são especializadas. Seja por nicho (B2B/B2C), por segmento (indústria, varejo) ou por serviço (especialista em mídias sociais, SEO). Algumas são um pouco mais generalistas, mas sempre tem uma especialidade em que se destaca [[DICA: pergunte qual a especialidade para a sua futura agência. Caso ela não tenha nenhuma ou diga que é bom em todas as áreas, segmentos ou serviços, desconfie]];
- Caso você opte por trabalhar com agências diferentes para o online e para o offline, é preciso atenção para garantir que as ações de marketing estejam alinhadas. Se você tiver trabalhando só no online, esse contra já não é tão significativo;
Por que contratar uma agência full service em Campinas?
- O principal benefício, nesse caso, é englobar todos os serviços de marketing, mesmo que a execução seja mais generalista;
- Se a mesma agência já é a responsável pelas campanhas offline da sua empresa, fica mais executar os serviços de digital, considerando que você já trabalha com ela, ainda que muitas não sejam especialistas no digital e tenham dificuldade na hora de criar uma estratégia mais robusta;
- O atendimento fica concentrado numa mesma agência, mesmo que você tenha interlocutores diferentes dentro dela. Você fala com uma pessoa para o digital e com outra para as ações offline.
- Você paga apenas uma empresa para a prestação de serviços de marketing.
Por que NÃO contratar uma agência full service em Campinas?
Muitas vezes a agência não é especializada em tudo aquilo que está oferecendo. Ninguém faz de tudo e é especialista em tudo. Com agências não é diferente;
- Muitas das agências full service (e isso não só em Campinas) vêm do offline e passaram a oferecer serviço digital mesmo não sendo especialistas no assunto, apenas agregando os serviços online para se auto-intitular full service;
- Você fica dependente de uma mesma agência para TODAS as suas ações;
- As mesmas pessoas estão olhando para todas as ações de marketing da sua empresa. Ou seja, não existem ideias novas ou ações inovadoras que um outro olhar pode proporcionar. Se limita o “pensar fora da caixa”;
- Como há mais ações a serem executadas, muitas vezes alguns serviços acabam ficando em segundo plano enquanto outros recebem mais atenção.
Conclusão: não existe certo ou errado.
O que você precisa fazer é entender o que está mais alinhado com a sua estratégia de marketing, com a sua empresa e com o seu jeito de trabalhar.
Muitas vezes as duas são capazes de trabalhar juntas, já que uma agência full service pode ser especialista em offline e a estratégia ser complementada com uma outra agência, especialista em digital.
A maioria das agências de Marketing Digital em Campinas estão acostumadas a trabalhar com as agências full service, como é o caso da WSI.
As duas estratégias se complementam e quem ganha é a sua empresa!
Para mais informações, entre em contato com a WSI Innova.