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Antes de falarmos sobre as estratégias de Marketing Digital, é preciso começar com uma pergunta: você sabe o que é Marketing Digital?

Se você já sabe, ótimo! Esta leitura será uma referência básica importante.

Se não sabe, melhor ainda! Vai te fazer entender melhor sobre essa área de constante evolução.

O que NÃO é marketing digital?

Melhor do que falar sobre o que é Marketing Digital, é sempre importante ressaltar o que não é Marketing Digital.

Não é mídia, não é campanha, não é website, não é mídia social. Marketing Digital é estratégia!

As ações que compõem as estratégias de Marketing Digital são complexas e têm objetivos distintos que devem ser contemplados dentro do escopo de um projeto dependendo do resultado que se busca.

Na WSI, definimos quatro frentes que ajudam a entender melhor o Mix do Marketing Digital:

  • Aquisição: geração e captação de leads ou potenciais clientes
  • Brand: que visa o fortalecimento ou visibilidade da marca de uma empresa
  • Comunicação: com foco em relacionamento e fidelização do lead e cliente
  • Pesquisa: que tem a análise de dados como principal frente para gerar descobertas sobre público, produto ou serviço, identificação de oportunidades ou gaps de atuação e aumento de performance em ações digitais.

No nosso livro 12 Estratégias de Marketing Digital que Toda Empresa Precisa Conhecer (Digital Minds), definimos as ações que normalmente são utilizadas pelas empresas que ingressam ou atuam no mundo online.

Confira abaixo quais são e uma breve descrição sobre cada uma delas.

Lembrando que muitas vezes as ações são complementares, vinculadas umas às outras ou unidas para a entrega de melhor resultado.

1. Análise de Concorrência

Nada mais do que um benchmarking competitivo ou analisar o cenário digital da sua empresa e dos seus principais concorrentes.

É importante observar o posicionamento de cada um deles nos canais online.

De website ao ranqueamento orgânico no Google, volume de acessos (possível através de ferramentas especializadas), se investe em anúncios de Links Patrocinados, como se posiciona nas Mídias Sociais e quais são as suas estratégias de conversão.

São todos aspectos importantes e informações relevantes para tomadas de decisão quanto ao investimento em estratégias de Marketing Digital.

2. Desenvolvimento de Website

Um site é a única propriedade digital que uma empresa domina na internet.

É a única onde ela manda e dita as regras.

Mas a parte estética de um website é apenas um dos fatores.

É importante que um website trabalhe para a sua empresa, que tenha um Call To Action (Chamada para a Ação) claro.

Que ele seja construído com base em planejamento e objetivos a serem atendidos.

Além disso, um website precisa ser testado e analisado constantemente já que a evolução digital faz com que se torne ultrapassado muito depressa.

3. E-commerce

Mais do que o futuro, o e-commerce já é o presente.

Muitas empresas já atuam com venda online através de lojas virtuais, aproximando-se de um público cada vez mais digital.

No entanto, ainda é uma estratégia de Marketing Digital que não é para todos e precisa ser muito bem planejada para não gerar frustrações.

Porque? O que? Para quem? E como? São perguntas básicas que podem evitar muitos problemas futuros, sendo o principal deles: tráfego.

Afinal, vender é fácil. Difícil é atrair potenciais compradores para a sua loja e garantir que eles comprem.

Faz-se necessários um bom investimento em análise de dados e geração de leads para a estratégia de Marketing Digital ser bem executada.

4. Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é basicamente usar o conteúdo como forma de atração e captação de novos clientes ou interessados em seu produto/serviço.

Há vários canais disponíveis para isso como Mídias Sociais, Blog, Email, Website…

O importante aqui é o que você vai comunicar e porque.

Conhecer bem o seu público-alvo é o primeiro passo para criar conteúdos realmente relevantes. Planejamento é tudo!

5. Redes Sociais

Todos sabemos do poder das Redes Sociais e como elas impactam os nossos clientes.

O relacionamento, hoje, é um dos aspectos fundamentais para a tomada de decisão do comprador.

Para isso, mais do que onde estar e o que postar, é crucial ter três olhares sobre a atuação de uma empresa nas Redes Sociais.

O olhar do marketing, o olhar das vendas e o olhar da Gestão da Reputação.

Somente assim é possível criar uma estratégia de resultado que trará impacto positivo.

6. Publicidade Digital

Os chamados Links Patrocinados são uma estratégia para a geração de tráfego pago para um website ou Landing Page.

Ela acontece principalmente através dos mecanismos de busca (Google como principal canal).

Seja no momento da busca (PPC), através de banners e vídeos (Display), Remarketing ou Retargeting quando uma pessoa é impactada novamente pela marca depois de visitar o seu website ou canais como o Google Shopping que expõe produtos e preços.

Há ainda os Social Ads, ou anúncios nas Redes Sociais. Todas oferecem a possibilidade de anunciar.

Facebook, Twitter e LinkedIn são as mais utilizadas pelas empresas.

7. Landing Pages

Como o nome diz, uma Landing Page é uma página de aterrisagem.

É onde um lead vai cair após clicar num anúncio ou link. Tem como único objetivo a conversão.

Pode ser um formulário, a oferta de um produto ou serviço, baixar um ebook, inscrição em um webinário ou evento e até baixar um aplicativo.

É qualquer página com uma chamada para ação clara.

8. SEO

O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Busca) tem um objetivo claro: melhorar o site, e-commerce ou landing page para garantir um melhor ranqueamento orgânico.

São basicamente estratégias de Marketing Digital para garantir que o meu domínio apareça nas primeiras posições no Google.

Envolve muita programação e foco em performance de um site (tanto nas versões desktop, quanto Mobile) como também conteúdo, original e relevante para garantir que o usuário encontre exatamente aquilo que ele esteja buscando para determinado termo.

9. MOBILE

É uma das 12 Estratégias de Marketing Digital que toda empresa precisa conhecer que mais ganha em importância.

O marketing voltado para smartphones traz muito resultado e deve ser contemplado em ações online devido aos números cada vez mais crescente de utilização no cotidiano.

É comum usuários passarem mais frente nos celulares do que assistindo TV, por exemplo.

Aplicativos e websites responsivos já são fatores básicos numa atuação digital.

10. Email Marketing

Não! O Email marketing não morreu.

Ele, inclusive, evoluiu com a chegada de novas estratégias de Marketing Digital, mas ainda é um canal importante dentro do cenário digital.

Além de possibilitar mensagens segmentadas com base no interesse de cada pessoa e integrá-los com ações de CRM, criando mensagens e conteúdos personalizados.

Além de manter um relacionamento, a empresa consegue gerar interesse e converter um contato em lead ou cliente.

11. Inbound Marketing

Como um funil de vendas, a estratégia de Inbound Marketing foca em atrair visitantes para um website através de conteúdos e materiais, convertê-los em oportunidades de vendas, fechar clientes e fidelizá-los.

É transformar um estranho em promotor da marca através do marketing de conteúdo aplicado a canais de comunicação digital que façam sentido para a empresa.

12. Web Analytics

Analisar para conquistar é o mote deste estratégia.

A análise de dados é um dos diferenciais do Marketing Digital.

A possibilidade de mensurar os resultados traz diversas oportunidades, ajuda a tomar decisões mais inteligentes e embasadas.

Define os canais online mais rentáveis para a aquisição de clientes, traz um melhor alinhamento com os objetivos traçados.

E gera aprendizado com possibilidade real de ajustes e refinamentos para ganho de performance.

Livro – 12 Estratégias de Marketing Digital que toda Empresa Precisa Conhecer

Este conteúdo é uma pequena amostra do livro Digital Minds – 12 Estratégias de Marketing Digital que toda Empresa Precisa Conhecer, desenvolvidos por consultores da WSI.

É um guia para as organizações entenderem melhor o tema, saber por onde começar ou o melhor caminho a seguir dentro do mundo online.

A 1a edição da versão em inglês do livro é um best-seller na Amazon.

A segunda edição conta com capítulos de autores brasileiros.

Se interessou? Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cópia do livro.

Ou clique aqui para baixar a íntegra do capítulo 1 – Análise de Concorrência escrito por Bruno Moraes e Fernando Alves, diretores da WSI Innova.

Caso queira entender melhor a complexidade do cenário do Marketing Digital e todas as suas possibilidades, baixe o nosso mapa do Ecossistema Digital.

Ele foi desenvolvido para mostrar às empresas a variedade de caminhos que podem ser seguidos na elaboração de uma estratégia de Digital clara e que gere resultados efetivos.