Indústria do segmento de acessórios automotivos amplifica visibilidade da marca com investimento no Digital
A indústria de manufatura especializada em produtos para som automotivo é reconhecida pelos consumidores pela sua qualidade e tradição, já que é pioneira e possui muitos anos de mercado. No entanto, perdeu espaço nos últimos anos com a chegada de novos concorrentes e produtos de menor custo, o que afetou também a visibilidade da marca junto ao seu público-alvo.
A empresa não investia em Marketing Digital e usava o seu baixo orçamento de marketing em feiras, eventos e anúncios em revistas especializadas. Tampouco possuía uma estratégia ou planejamento seja online ou offline para divulgação de todas as suas linhas de produtos
Resultados
712%
Aumento no tráfego do site (de 8mil para 65 mil visitas por mês)
95 mil
Novos seguidores nas redes sociais (Facebook e Instagram)
188%
ROAS (Retorno sobre Investimento em Mídia)
R$ 355mil
Vendas online a partir do novo e-commerce
94 MM
Impressões de Anúncios no Google Ads
506 mil
Cliques em Anúncios no Google Ads
300%
Aumento no engajamento nas redes sociais (Facebook e Instagram)
1.772
Comentários por mês nas postagens nas redes sociais
Objetivos e Desafios
Desenvolver uma estratégia de Marketing Digital para gerar leads e vendas em um novo site e-commerce ao mesmo tempo em que fortalecesse a marca após o espaço perdido no mercado nos últimos anos.
- Não havia uma estratégia de marketing (on ou off).
- Nunca havia vendido os seus produtos diretamente para os consumidores (apenas por marketplaces).
- Apesar da marca ser bem conhecida, a presença online ainda era muito pequena e desalinhada
Autoridade, conhecimento e confiabilidade são críticos
Você já tem essas qualidades com seus clientes. Agora você também precisa delas com os mecanismos de busca. Utilize conteúdo de qualidade, textos com mais palavras, backlinks para sites respeitáveis e outros fatores que provam que você é um especialista na sua área.
Como Fizemos a Diferença
O novo e-commerce foi de ZERO visitas e vendas para um canal de vendas recorrente para a empresa enquanto outras ações atingiram novos e antigos consumidores em canais online, como o Google e o Facebook.
A empresa depende bastante da sua rede de distribuidores para vender os produtos e ainda é a maior fonte da sua receita. No entanto, a margem de lucro é menor. O e-commerce apoiado em uma estratégia digital focada em resultados possibilitou vender os produtos a preços competitivos sem comprometer o relacionamento com a rede de distribuidores e parceiros com uma margem atrativa.
Um dos objetivos da estratégia de Marketing Digital, o fortalecimento da marca também foi alcançado com as diversas ações implementadas, o que pode ser medido pelo aumento de tráfego ao site, impressões, cliques e engajamento nas campanhas e nas Mídias Sociais. No geral, a estratégia alcançou os objetivos de marketing traçados com resultados satisfatórios e outros diversos ganhos para a marca e a empresa.
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Frederico Schlottfeldt Brandão, Comunicação WWF Brasil
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