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O mundo está em constante processo de mudança. Nas últimas décadas, vimos uma evolução exponencial das tecnologias da informação. A capacidade de processamento dos chips dobra a cada dois anos e a velocidade das conexões de internet também cresce em ritmo parecido. Nunca antes fomos capazes de capturar e armazenar tantas informações e dados.
Antes explorados de maneira precária, atualmente os dados passaram a ser, talvez, o ativo mais valioso das maiores empresas do mundo. Dados coletados de computadores, tablets, smartphones, relógios inteligentes, câmeras de segurança e qualquer outro dispositivo conectado, são utilizados para personalizar ofertas de produtos, sugerir serviços, trazer informações mais relevantes e facilitar a vida das pessoas.
Naturalmente, no entanto, o uso de dados evoluiu tão rapidamente, que abusos começaram a ocorrer e violações à privacidade se tornaram uma dor de cabeça para pessoas e empresas. Assim, nos últimos anos, surgiram em diversos países regulações legais foram criadas para limitar a utilização abusiva deste recurso.
As mais emblemáticas foram a GDPR (General Data Protection Regulation), introduzida na União Européia em 2018 e a CCPA (California Consumer Privacy Act) também de 2018.
No Brasil, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD — uma lei que entrará em vigor em agosto de 2020 e que visa a proteção de dados pessoais de Pessoas Físicas contra a utilização desses dados sem consentimento e contra vazamentos e compartilhamentos não autorizados. A partir desta lei, portanto, muitas coisas devem mudar para os profissionais de marketing digital. Entenda como isso pode impactar o seu negócio.
Coletar dados vai se tornar uma prática proibida depois da Lei Geral de Proteção de Dados?
Coletar dados em si não será uma prática proibida a partir de agosto deste ano. Objetivamente, o que muda será a forma como isso poderá ser feito.
A coleta de dados indiscriminada esbarra em questões de invasão de privacidade, e por isso, passou a ser de interesse público a sua limitação parcial.
Houve casos, por exemplo, de empresas que fizeram o uso de dados coletados online sem o consentimento dos usuários.
Com isso em mente, as regulamentações foram pensadas para garantir um acesso mais seguro e privado à internet. De forma a resguardar os internautas.
A Lei passará a proteger dados pessoais
A LGPD foi pensada para proteger os dados pessoais dos usuários de internet. E o primeiro passo para isso é conceituar com a maior clareza possível o exato significado desse termo.
“Dados pessoais” referem-se exclusivamente a dados que podem ser atrelados a uma pessoa física identificável.
São exemplos de dados pessoais, o nome de uma pessoa, o número de seu CPF e o seu contato de telefone ou celular.
Esses dados, depois que a LGPD entrar em vigor, não poderão ser utilizados e nem coletados sem autorização e ciência prévia dos usuários da internet.
Como o marketing digital pode ser afetado pela Lei Geral de Proteção de Dados
O marketing digital evoluiu consideravelmente quanto a utilização de dados para fins comerciais. E é justamente para regular o uso para esses fins que a LGPD foi criada.
Sendo assim, o uso de dados obtidos ilegalmente de forma direta ou via terceiros será passível de punição.
Dessa forma, a partir do momento em que a LGPD entrar em vigor, clientes e internautas em geral deverão ser avisados mais explicitamente sobre de qual maneira seus dados estão sendo coletados e planejam ser utilizados.
Além disso, qualquer pessoa poderá revogar os dados oferecidos, impedindo assim que eles sejam usados. Da mesma forma, qualquer dado poderá ser alterado a todo momento pela pessoa que o ofereceu.
Os termos de uso, por conseguinte, precisarão ser mais específicos e compreensíveis para os usuários. Isso evita, ao menos em parte, o aceite dos termos por impulso.
Considerando tudo isso, as campanhas de marketing digital que fazem uso de dados pessoais necessariamente terão de ser mais cuidadosas.
Não se preocupe! Ainda é possível usar e coletar dados
O uso e a coleta de dados não vai deixar de ser aplicado apenas por conta da LGPD. Ainda é possível fazer tudo isso responsavelmente sem o risco de receber sanções e punições.
Quanto maiores as limitações, maior a necessidade de pensar em estratégias criativas e que estejam dentro da Lei.
As mudanças do mundo não precisam ser vistas como possíveis problemas, mas sim como grandes oportunidades de inovação.
Se você busca por esse tipo de suporte criativo, sempre se adequando à LGPD, conheça mais sobre a WSI Innova, uma agência de marketing digital com estratégias focadas em performance.