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A comunicação digital nos dias atuais é cada vez mais importante para o sucesso de qualquer tipo de negócio.
Não importa se a sua empresa é média, grande ou pequena; se é do setor agropecuário ou do varejo. Uma coisa é factual: quem não sabe se comunicar dificilmente vai longe.
Só que no mundo contemporâneo, não basta apenas saber se comunicar. É preciso também entender sobre a aplicação desses conceitos no mundo digital.
À primeira vista, no entanto, é uma situação simples para quem conhece do seu próprio segmento. Mas a verdade é que ferramentas práticas e comportamentos do mundo digital mudam a cada segundo e é preciso estar muito atento para não ficar para trás.
Sendo assim, neste texto falamos um pouco melhor sobre os cuidados de comunicação digital que se tornaram imprescindíveis dentro dessa nova era da humanidade.
A variedade da comunicação digital
Quando se fala em comunicação digital, muito provavelmente as redes sociais são as primeiras coisas que surgem à mente daqueles que estão discutindo o assunto.
A grande realidade, porém, é que existem incontáveis meios de comunicação digital e outros incontáveis públicos que são atendidos por eles.
As redes sociais são uma ótima ferramenta para manter o relacionamento com clientes e até mesmo conquistar novos consumidores.
Por outro lado, os e-mails já podem apresentar uma abordagem completamente diferente, permitindo contatos mais formais e em tons oficiais.
Por fim, outra forma de se comunicar digitalmente é a intranet, canal de comunicação interna muito comum dentro de empresas maiores.
Considerando todas essas opções, é preciso se ter em mente que, com tantas possibilidades de caminhos a serem seguidos, todos os utilizados precisam estar muito bem preparados.
Prepare seus meios de comunicação digital de acordo com o público em questão
Antes de mais nada, mapeie todos os públicos com os quais você e a sua empresa se comunicam de maneira geral. Assim ficará mais fácil entender suas necessidades no mundo digital.
Se os seus funcionários, por exemplo, se comunicam por meio de grupos de WhatsApp ao invés de e-mails por conta da agilidade que o app permite, institua regras no grupo para evitar mensagens e compartilhamentos inapropriados.
Quanto ao contato com os clientes via redes sociais, por outro lado, certifique-se de que os seus colaboradores recebam o treinamento correto de como a empresa deve ser representada.
Afinal, durante o atendimento ao cliente, são os colaboradores que se tornam a voz da empresa.
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